Você conhece o porto de Paranaguá? HDTrans te mostra!


Paranaguá e Antonina são, além de duas cidades, também portos administrados pela autarquia estadual Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA). Ambos estão Localizados na margem sul da baía de Paranaguá a que se tem acesso, pelo mar, pelo canal da Galheta, entre o continente (cidade de Pontal) e a Ilha do Mel.


Ambos os portos podem ser identificados na área azul claro da fotografia acima que ressalta a faixa portuária com sua bacia de evolução e na área vermelha no topo esquerdo da fotografia o Porto de Antonina que em 1920, chegou a ser o quarto maior Porto exportador brasileiro. Porém, com as mudanças na economia após a segunda Grande Guerra e o fim do ciclo da erva-mate, o porto de Antonina decaiu até que, nos anos 70, com a paralisação da indústria Matarazzo, maior geradora de negócios e empregos naquela cidade, levou seu maior choque, dedicando-se as atividades de turismo como atividade rentável. Ainda em operação, o porto atende a nichos específicos de mercado, como congelados e madeiras.


Paranaguá, inaugurado em 17 de março de 1935 com a atracação do Navio “Almirante Saldanha” cuja fotografia se vê abaixo, acabou por tornar-se o maior porto graneleiro da América Latina. Em 10 de novembro de 1971, a administração dos dois portos paranaenses foi unificada pela lei 6.249 que criou a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA).




ÁREA DO PORTO ORGANIZADO


O Decreto Nº 4.558, de 30/12/2002 estabeleceu a nova área no porto organizado do porto de Paranaguá – PR.


ACESSOS

• RODOVIÁRIO: Pela BR-277, ligando Paranaguá a Curitiba e conectando a BR-116 pelas rodovias PR-408, PR-411 e PR-410.

• FERROVIÁRIO: Malha Sul, pela ferrovia América Latina Logística Malha Sul S.A.

• MARÍTIMO: A barra de entrada tem largura de 200 m e profundidade de 12 m. O porto possui três canais de acesso: o do Norte, o do Sudeste e o da Galheta, esse último, o principal, com 28,5 km de extensão, largura variando de 150 m a 200 m e profundidade de 14 m.


INSTALAÇÕES


Cais com 2.616 m de comprimento e um cais de inflamáveis com dois pier sendo um com 143 m e outro com 184 m.


Cais Comercial com extensão acostável de 2.616 m e 16 berços de atracação, com profundidades variando entre 8 m, 10 m, 12 m e 13 m tem capacidade de atendimento simultâneo de 12 a 14 navios, desde os pequenos de cabotagem até os graneleiros de até 270 m de comprimento. Ao longo do cais comercial é feita a movimentação de granéis sólidos, carga geral e contêineres, cujo terminal se vê abaixo.



Atualmente, o Porto de Paranaguá é um dos mais importantes centros de comércio marítimo do mundo, unindo localização estratégia a uma das melhores Infra-estruturas portuárias da América Latina. Entre as principais cargas movimentadas em Paranaguá estão: Soja, farelo, milho, sal, açúcar, fertilizantes, contêineres, congelados, derivados de petróleo, álcool e veículos.


Fontes: APPA - Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina

http://www.portosdoparana.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=26



#portos #paranaguá #antonina #desconsolidação

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square